Produtividade: 3 estratégias simples para fazer seu dia render mais

Tempo de leitura: 4 minutos

Especialistas em produtividade dizem que existem dois tipos de tempo: o do relógio e o real.

O do relógio, como o próprio nome diz, é aquele que você pode olhar agora no relógio no seu punho ou na tela do seu celular e saber qual é. O real é aquele em que você tem a sensação de que acabou de sentar para trabalhar de manhã, já é quase hora do almoço e você não fez nada do previsto! Sim, esse é o tempo relativo. E ele voa.

Para ajudar você a ter um dia mais produtivo, separamos 3 dicas simples e valiosas:

1. Organize-se

Isso vale para tudo. Seja seu armário de roupas, seja sua mesa, seja a área de trabalho do seu computador ou qualquer outra coisa que faça você gastar minutos valiosos tendo que procurar o que está buscando.

Faça um teste e observe na sua rotina quanto tempo no dia leva com esse tipo de coisa.

A nossa sugestão é que você realmente cronometre o instante em que começar a procurar algo até encontrar. Isso porque a diferença entre o tempo transcorrido e o percebido pode ser bem diferente. Sem contar na diminuição do estresse e frustração quando temos o que precisamos sempre à mão.

2. Planeje no dia anterior o que precisa ser feito

O fato de você se antecipar aos compromissos e tarefas que pretende executar no dia seguinte podem melhorar significativamente sua produtividade.

Em primeiro lugar, você pode definir quais serão as reais prioridades para o dia, quanto tempo levará em cada uma e em que momentos do dia vai executá-las. Uma boa opção é reservar para essas atividades os momentos em que você costuma ter mais energia.

Para manter o seu planejamento, você pode inseri-lo em uma agenda ou simplesmente em um caderno de anotações com os horários determinados para cada compromisso.

Uma vez feito isso, ficará mais fácil de ver quanto tempo terá disponível para tarefas secundárias. Você pode distribui-las nos intervalos dos compromissos principais ou até mesmo definir se haverá tempo hábil para finalizá-las no dia em que acreditava que iria.

3. Programa em detalhes as primeiras horas do seu dia

Ao acordar

Desde o minuto em que você sai da cama até a hora em que chega no trabalho é possível que haja algum detalhe da sua logística que possa ser melhorado. E isso significa: maior produtividade.

Pare por dois minutos e anote em um papel os detalhes da sua rotina. Antes de dormir, reveja os detalhes e pense em alguma melhoria que poderia te salvar alguns minutos. Você ficaria surpreso ao ver quanto tempo é possível economizar com essa medida.

Agora você deve estar se perguntando o que você poderia fazer com esses minutos que ficaram “sobrando”. Nossa sugestão é que você faça um bom uso aproveitando para fazer uma atividade que goste. Seja ouvir um podcast, ler um trecho de um livro, caminhar até o trabalho, ou até mesmo dormir uns minutos a mais.

Ao chegar no trabalho

Durante a última semana, quantos dias você conseguiu realmente iniciar uma atividade importante nos primeiros 15 minutos após começar a trabalhar?

A maioria das pessoas costuma sentar para trabalhar sabendo, de maneira geral, quais são os compromissos do dia. No entanto, não tem uma ideia clara de qual será a primeira tarefa. Isso é terreno fértil para gastar um tempo valioso verificando e-mails, redes sociais e notícias sem importância.

Quando você nota, já se passou uma hora. Você ficou estressado, porque isso vai refletir no resto do seu dia. Inclusive no fato de você trabalhar sob mais pressão e com picos de ansiedade. E o estresse gerado no ambiente de trabalho pode ter consequências sérias sobre a sua saúde. (Leia também:  O estresse no trabalho está prejudicando a sua saúde? Veja 3 sinais que podem servir de alerta)

Uma atitude simples para aumentar sua produtividade é, ao final do dia anterior, saber exatamente qual será a primeira atividade que vai executar, por exemplo, na primeira meia hora de trabalho. A sensação de ter uma tarefa importante cumprida logo de início traz uma bela motivação para o resto do dia.

Se você gostou do artigo, curta e compartilhe, pois assim saberemos que está sendo útil para você.

Para fazer download do PDF desse artigo, clique no link abaixo:

http://conteudo.owlnest.com.br/produtividade-3-estrategias-simples-para-fazer-seu-dia-render-mais

Vem com a gente! Vamos criar um mundo com pessoas incríveis!

Owlnest Team – www.owlnest.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *