Como saber em 10 minutos se você está tomando decisões inteligentes

Tempo de leitura: 2 minutos

No decorrer de um dia tomamos milhares de decisões.

Desde as corriqueiras, como o que vestir e o que comer, até aquelas que afetam mais radicalmente a vida, como decidir se aceita uma vaga de emprego em outra cidade, mesmo que isso signifique abrir mão de um relacionamento.

Com tantas escolhas a serem feitas ao longo do dia, torna-se importante saber se estamos tomando as decisões mais inteligentes ou não.

Uma forma de fazer isso é fazendo um diário das suas emoções. Reserve dez minutos do seu dia para isso.

É importante que nesse tempo você elimine qualquer distração, por isso coloque o celular no mudo, saia da frente da TV ou desligue o computador. Faça o que for necessário, afinal de contas, focar em algo que pode te trazer uma informação tão importante quanto essa já mostra uma primeira decisão inteligente =D

Você pode dividir essa atividade em apenas 2 Passos Simples:

1o Passo

Pegue caneta e papel (é mais interessante fazer essa lista escrita à mão para evitar qualquer distração reservada ao computador). Divida a folha em duas colunas. Na coluna da esquerda coloque o título ‘positivas’ e na coluna da direita coloque o título ‘ negativas’.

Antes de seguir para o próximo passo, feche os olhos e foque na sua respiração por dois minutos. Depois desse tempo, relembre como foi o seu dia desde o momento em que acordou até quando parou para fazer esse exercício. Como foi se sentindo ao longo dele? Quais emoções vieram à tona?

2o Passo

Abra os olhos e anote todas as emoções que vieram à sua mente, colocando na coluna da esquerda o que sentiu de positivo e na direita, o que sentiu de negativo. Depois de terminar de escrever, conte o número de palavras que listou em cada coluna. Caso tenha havido um predomínio de emoções negativas, possivelmente você não tem tomado decisões da maneira mais inteligente. Sugerimos que você repita esse exercício ao longo de uma semana e verifique se esse padrão se repete.

Essa é uma forma rápida e prática que pode nos dar um feedback a respeito da estratégia que estamos usando na nossa tomada de decisão.

Caso seu resultado não tenha sido tão bom quanto esperava que fosse, não há motivo para pânico. Você ter a consciência de que o processo que usa não é o mais eficaz já é, por si só, um avanço poderoso para fazer algo a respeito e melhorar seu desempenho. A partir de agora, a escolha está nas suas mãos. (Leia também: Decisões inteligentes: 2 dicas simples que podem ajudar você)

Se você gostou do artigo, curta e compartilhe, pois assim saberemos que está sendo útil para você.

Para fazer download do PDF desse artigo, clique no link abaixo:

http://conteudo.owlnest.com.br/como-saber-em-10-minutos-se-voce-esta-tomando-decisoes-inteligentes-pdf

Vem com a gente! Vamos criar um mundo com pessoas incríveis!

Owlnest Team www.owlnest.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *