3 Dicas para melhorar sua relação no trabalho com seu chefe

Tempo de leitura: 3 minutos

Você acredita que tenha uma ótima relação com seu chefe no trabalho sem absolutamente nada a ser melhorado?

Se esse for o caso, talvez esse artigo não seja para você. Já no caso dessa relação não ser a mais promissora que você teve na vida, pode ser que você se interesse pelas dicas que daremos abaixo.

Um ambiente de trabalho livre desse tipo de conflito tende a gerar menores níveis de estresse e a promover uma maior produtividade. Isso significa que, ao final do dia quando for para casa, é provável que você se sinta menos cansado e com a sensação de que rendeu mais do que de costume.

Você pode estar se perguntando se essa realidade é possível no seu local de trabalho. E a resposta é que sim. Boa parte dos desentendimentos se iniciam por um problema em comum: falha na comunicação.

Confira abaixo 3 formas de melhorar a comunicação com seu chefe:

1. Ouça ativamente

Isso vale para qualquer conversa no trabalho: seja com seu chefe, com seus colegas ou com clientes.

A escuta ativa vai muito além de ouvir as palavras que estão sendo ditas. Esteja presente ao que está sendo dito, aos gestos e foque em compreender a mensagem. Elimine qualquer conversa interna ou opiniões parciais sobre o que está sendo dito. Você terá tempo para isso depois.

Uma boa forma para você se certificar que não está desviando sua atenção é repetir alguns pontos ditos usando as palavras do próprio interlocutor, inclusive. Isso serve também para mostrar que você está interessado na conversa.

Esse tipo de atitude gera confiança, segurança e proximidade.

2. Peça Feedback

Você acredita que esteja fazendo um ótimo trabalho e o seu gestor não. Porém você só vai descobrir isso tarde demais, quando o conflito já estiver instalado.

Claro que dentro de um negócio é esperado que haja um sistema de coleta de feedback tanto do funcionário com relação ao chefe, quanto vice-versa. Porém, é a sua carreira que está em jogo e você precisa ter as rédeas dela em mãos. Uma ótima iniciativa para saber como anda o seu desempenho é se você pedir um feedback ao seu gestor.

A maioria das pessoas tem receio disso, por não saber lidar com o retorno negativo que eventualmente possam ter sobre suas atividades. O fato é que ao não ouvir uma crítica negativa, não quer dizer que ela não exista. A diferença é que a partir do momento em que você reconhece a sua existência, você pode fazer algo a respeito e evitar consequências mais sérias no futuro.

3. Mantenha uma atitude positiva enquanto fala

Quando você se expressa usando uma linguagem correta, clara e concisa a comunicação costuma ser muito mais eficaz. No entanto, existe um outro ponto igualmente importante: a atitude. Você sabe qual costuma ser a sua atitude enquanto fala?

Independente da situação e do que esteja sendo falado, quando a conversa é carregada de negativismo e de um semblante fechado, existe uma menor probabilidade de que haja cooperação mútua. Por isso, mesmo que esteja ouvindo críticas mais difíceis ou informações que não esteja de acordo, mantenha uma atitude positiva.

Uma comunicação clara, unindo otimismo, segurança e uma atitude positiva aumentará muito a chance de você ser ouvido tanto pelo seu gestor, quanto pelos seus próprios colegas de trabalho.

Se você gostou do artigo, curta e compartilhe, pois assim saberemos que está sendo útil para você.

Para fazer download do PDF desse artigo, clique no link abaixo:

http://conteudo.owlnest.com.br/3-dicas-para-melhorar-sua-relacao-no-trabalho-com-seu-chefe

Vem com a gente! Vamos criar um mundo com pessoas incríveis!

Owlnest Team – www.owlnest.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *